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Educação Física no Apoio a Transtornos Alimentares 15 qualificacao_profissional_verbo_educacional.jpg Capacitação capacitacao
12764
Curso de Capacitação em
Educação Física no Apoio a Transtornos Alimentares
1 horas/aula
MEC
100% EAD

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O curso discute o papel da Educação Física no apoio a pessoas com transtornos alimentares, destacando como práticas corporais adequadas podem contribuir para o bem-estar físico, emocional e social dos indivíduos. Aborda os riscos associados ao exercício físico inadequado, os benefícios de uma prática supervisionada e integrativa, e a relevância do trabalho multiprofissional no tratamento e na prevenção dessas condições.

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Objetivo

Analisar a importância da Educação Física no apoio a pessoas com transtornos alimentares, considerando os riscos, benefícios e estratégias de atuação no contexto interdisciplinar.

  • Compreender os impactos do exercício físico sobre a saúde física e mental em pessoas com transtornos alimentares.
  • Diferenciar práticas de exercício saudável de comportamentos de risco associados à compulsividade ou compensação.
  • Identificar formas de intervenção da Educação Física alinhadas ao tratamento multiprofissional.
  • Refletir sobre a promoção de hábitos corporais saudáveis e sustentáveis.
  • Reconhecer a importância da atividade física como recurso de prevenção e de suporte terapêutico.

Público

Profissionais e estudantes de Educação Física, Psicologia, Nutrição e áreas da saúde, além de interessados em compreender a contribuição da atividade física no tratamento e prevenção dos transtornos alimentares.

Metodologia

O curso conta com:

  • Video-aulas disponíveis em plataforma exclusiva
  • Tutoria acadêmica para esclarecimentos de dúvidas
  • Materiais de estudo elaborado pelos professores
  • Biblioteca virtual
  • Atendimento personalizado

Professores

Randhall Bruce Kreismann Carteri - Graduação em Educação Física, Graduação em Nutrição, Mestrado em Ciências do Movimento Humano, Doutorado em Ciências Biológicas, Pós-Doutorado em Saúde e Comportamento e Pós-Doutorando em Ciências Médicas

Matriz Curricular

Introdução à Educação Física no contexto da saúde mental

O papel da Educação Física na promoção da saúde integral. Interfaces entre corpo, mente e comportamento alimentar. A importância do olhar interdisciplinar no tratamento de transtornos alimentares.

Características dos Transtornos Alimentares

Definição e aspectos gerais. Principais fatores de risco e vulnerabilidade. Sintomas e sinais de alerta observáveis na prática corporal. Consequências físicas, emocionais e sociais.

Principais Tipos de Transtornos Alimentares

Anorexia Nervosa. Bulimia Nervosa. Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica. Vigorexia e Ortorexia (como condições emergentes associadas ao exercício). Relação entre transtornos alimentares e distúrbios da imagem corporal.

A Importância do Profissional de Educação Física

Identificação de sinais de risco em ambientes de treino e prática esportiva. Estratégias de acolhimento e encaminhamento para equipe multiprofissional. Ética e limites de atuação do profissional de Educação Física. Construção de práticas seguras e individualizadas.

Contribuições da Educação Física para Pessoas com Transtornos Alimentares

Exercício físico como ferramenta de promoção de saúde e bem-estar. Práticas corporais que auxiliam no equilíbrio emocional e social. O exercício físico saudável versus comportamentos compulsivos ou compensatórios. Adaptações necessárias para evitar riscos e recaídas. Importância da supervisão profissional no tratamento e prevenção.

Integração com a Equipe Multidisciplinar

Trabalho conjunto com psicólogos, nutricionistas, médicos e terapeutas. Casos clínicos e experiências práticas. Desafios e possibilidades de atuação na prevenção e intervenção.

Consulte regulamento da Pós em Dobro

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