Objetivo
Analisar a importância da Educação Física no apoio a pessoas com transtornos alimentares, considerando os riscos, benefícios e estratégias de atuação no contexto interdisciplinar.
- Compreender os impactos do exercício físico sobre a saúde física e mental em pessoas com transtornos alimentares.
- Diferenciar práticas de exercício saudável de comportamentos de risco associados à compulsividade ou compensação.
- Identificar formas de intervenção da Educação Física alinhadas ao tratamento multiprofissional.
- Refletir sobre a promoção de hábitos corporais saudáveis e sustentáveis.
- Reconhecer a importância da atividade física como recurso de prevenção e de suporte terapêutico.
Público
Profissionais e estudantes de Educação Física, Psicologia, Nutrição e áreas da saúde, além de interessados em compreender a contribuição da atividade física no tratamento e prevenção dos transtornos alimentares.
Professores
Randhall Bruce Kreismann Carteri - Graduação em Educação Física, Graduação em Nutrição, Mestrado em Ciências do Movimento Humano, Doutorado em Ciências Biológicas, Pós-Doutorado em Saúde e Comportamento e Pós-Doutorando em Ciências Médicas
Matriz Curricular
Introdução à Educação Física no contexto da saúde mental
O papel da Educação Física na promoção da saúde integral. Interfaces entre corpo, mente e comportamento alimentar. A importância do olhar interdisciplinar no tratamento de transtornos alimentares.
Características dos Transtornos Alimentares
Definição e aspectos gerais. Principais fatores de risco e vulnerabilidade. Sintomas e sinais de alerta observáveis na prática corporal. Consequências físicas, emocionais e sociais.
Principais Tipos de Transtornos Alimentares
Anorexia Nervosa. Bulimia Nervosa. Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica. Vigorexia e Ortorexia (como condições emergentes associadas ao exercício). Relação entre transtornos alimentares e distúrbios da imagem corporal.
A Importância do Profissional de Educação Física
Identificação de sinais de risco em ambientes de treino e prática esportiva. Estratégias de acolhimento e encaminhamento para equipe multiprofissional. Ética e limites de atuação do profissional de Educação Física. Construção de práticas seguras e individualizadas.
Contribuições da Educação Física para Pessoas com Transtornos Alimentares
Exercício físico como ferramenta de promoção de saúde e bem-estar. Práticas corporais que auxiliam no equilíbrio emocional e social. O exercício físico saudável versus comportamentos compulsivos ou compensatórios. Adaptações necessárias para evitar riscos e recaídas. Importância da supervisão profissional no tratamento e prevenção.
Integração com a Equipe Multidisciplinar
Trabalho conjunto com psicólogos, nutricionistas, médicos e terapeutas. Casos clínicos e experiências práticas. Desafios e possibilidades de atuação na prevenção e intervenção.