GESTÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE
Princípios da Gestão da Qualidade em Saúde. Qualidade em Serviços de Saúde. Aspectos Históricos da Qualidade. Evolução da Qualidade. Era do Desenvolvimento da Qualidade. Conceitos e Evolução da Gestão da Qualidade em Saúde. Ferramentas da Qualidade. Ferramentas para Controle e Planejamento da Qualidade. Aplicação de Ferramentas de Avaliação: Brainstorming, Diagrama de Ishikawa, Gráfico de Pareto, Matriz GUT, 5W3H. Boas Práticas e Respaldo Legal em Qualidade.
GESTÃO DE PROCESSOS EM SAÚDE
Visão Geral por Processos: Conceitos Fundamentais; Elementos de Processos; Categoria de Processos; Hierarquia de Processos; e Modelagem de Processos. Métodos de Gestão Por Processos: BPM; Gestão da Mudança; Design Thinking; Metodologia Lean; e Six Sigma. Mapeamento de Processos: Técnicas de Mapeamento; Entendimento do Processo; Identificação dos Principais Problemas e Oportunidades; Consolidação do Diagnóstico; Consolidação e Priorização de Melhorias; Redesenho do Processo; e Proposição de Indicadores. Cadeia de Valor (Cliente e fornecedor). Indicadores de Processo em Saúde. Análise Crítica de Indicadores. Ferramentas Gerenciais. Interações entre Processos. Estudo de Caso Aplicado
MELHORIA CONTÍNUA DE PROCESSOS
Conceitos e Métodos em Melhoria Contínua. Definição: Definição de Limites, das Premissas e Restrições do Projeto; Definição das Metas, dos KPI's e dos Requisitos. Medição: Mapeamento de Processos; Diagrama de Ishikawa; Matriz de Causa E Efeito; Matriz de Esforço e Impacto; Plano de Coleta de Dados; e Coleta de Dados. Análise: Análise dos Dados e Informações; Elaboração do Plano de Ação. Melhoria: Implementação do Plano de Ação; Elaboração do Mapa do Processo Otimizado. Controle: Revisão e Implantação do Plano de Controle. Metodologia Lean Six Sigma. Estudo de Caso Aplicado
GERENCIAMENTO DE INDICADORES DE DESEMPENHO EM SAÚDE
Conceitos Fundamentais de Indicadores de Desempenho. Gestão por Indicadores. Arquitetura e Construção de um Sistema de Medição do Desempenho. Definição, Classificação e Estruturação de Indicadores de Desempenho. Alinhamento de Indicadores, Processos e Estratégias. Implantar de Práticas de Análise Crítica do Desempenho e Grupos de Melhoria da Gestão. Utilização da Tecnologia da Informação no Sistema de Indicadores de Desempenho.
GESTÃO DE PROJETOS E METÓDOS AGÉIS
Compreendendo a Agilidade: Origem do Ágil; Mundo VUCA e BANI; Metodologia Ágil; Manifesto Ágil. Organizações Ágeis: Organizações Tradicionais versus Organizações Ágeis; Organizações Ambidestras; Alinhamento Cultural (Pessoas e Resultados); Ambiente Seguro (Processo Empírico, Retroalimentação, Erro e Correção). Liderança e Equipes Ágeis: Times Ágeis; Soft Skills do Time; Soft Skills do Líder; Papel da Liderança. Ferramenta de Agilidade: Visão Geral do Scrum; Entrega Orientada a Valor; Times Scrum; Eventos e Artefatos do Scrum. Fundamentos de Gestão de Projetos. Gestão Ágil de Projetos. Gestão do Conhecimento e Indicadores de Performance. Estudo de Caso Aplicado.
GESTÃO DE EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE
Competências e Habilidades Essenciais para a Atuação do Líder. Autoconhecimento e Liderança. Comunicação, Relacionamento Interpessoal e Conflitos. Técnicas para Gerir Equipes. Ferramentas para Desenvolver um Time de Alta Performance: OKR; Canvas; e Kanban;
ACREDITAÇÕES DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
Acreditações nas Organizações de Saúde. Conceitos e Definições de Acreditação. Objetivos, importância e benefícios da Acreditação. Principais Programas de Acreditação e suas Metodologias. Níveis de Acreditação. Processo de Acreditação. Estudos de casos.
ESCRITÓRIO DA QUALIDADE EM ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE
Sistema de Gestão da Qualidade em Saúde: Conceitos. Estrutura e Funções do Núcleo da Qualidade. Estrutura e Funções do Núcleo de Segurança do Paciente. Relação entre e Núcleo de Qualidade e a Ouvidoria/SAC. Relação entre o Núcleo da Qualidade e as Comissões Organizacionais Obrigatórias. Notificações de Não-Conformidades e Eventos Adversos: Ferramentas e Fluxos. Ferramentas da Qualidade Imprescindíveis para o Gestor da Qualidade. Auditorias Internas em Saúde: Ferramentas e Controles. Controle de Planos de Ação com Efetividade. Como Sistematizar o Feedback sobre Melhorias da Qualidade. Dicas de Engajamento do Corpo Clínico na Gestão da Qualidade.
*Organização Curricular sujeita a alterações.