INTRODUÇÃO AO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
Diretrizes da Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE). Portaria 2048/02 do Ministério da Saúde. Princípios de Ouro e Preferências. Pensamento Crítico.
CINEMÁTICA E BIOMECÂNICA DO TRAUMA
Trauma Fechado. Trauma Penetrante. Lesões Explosivas. Uso da Física do Trauma na Avaliação.
AVALIAÇÃO E MANEJO DO PACIENTE EMERGENCIAL
Avaliação da Cena. Problemas de Segurança. Avaliação Primária. Avaliação Secundária Preparo para o Transporte e Método de Transporte. Via Aérea e Ventilação. Estudo de Caso Aplicado
SUPORTE BÁSICO E AVANÇADO DE VIDA
Suporte básico de vida: Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) em adultos, Crianças e Lactentes. Desfibrilador Externo Automático (DEA). Obstrução de Vias Aéreas em Adultos, Crianças e Lactentes Responsivos e não Responsivos.
Suporte avançado de vida: RCP de Alta Qualidade em Crianças (Usando DEA) e Lactentes. Dinâmica da Equipe de Ressuscitação. Diferenças entre Choque Compensado e Hipotensivo. Intervenções para o Tratamento Precoce do Choque. Cuidados Pós-PCR.
BIOSSEGURANÇA APLICADA NAS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS
Panorama dos Serviços de Saúde. Classificação dos Riscos de Biossegurança. Biossegurança no Atendimento Pré-Hospitalar de Urgência e Emergência. Exposição e Acidente com Material Biológico. Prevenção e Controle em Profissionais de Saúde.
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS CLÍNICAS
Comunicação Terapêutica. Populações Especiais (Idosos, Bariátricos e Obstétricas). Transporte Aéreo. Distúrbios Respiratórios. Choque. Distúrbios Neurológicos. Distúrbios Endócrinos e Metabólicos. Doenças Infecciosas. Distúrbios Relacionados ao Ambiente. Toxicologia, Produtos Perigosos e Armas de Destruição em Massa. Sepse. Estudo de Caso Aplicado.
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS EM PEDIATRIA
Peculiaridades do Atendimento ao Paciente Pediátrico. Algoritmo de Parada Cardiorrespiratória em Pediatria para Profissionais da Saúde. Utilização do Desfibrilador Externo Automático em Pediatria. Suporte Avançado de Vida em Pediatria. Sequência para Ritmos Chocáveis. Sequência para ritmos não chocáveis. Estudo de Caso Aplicado.
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS NO TRAUMA
Trauma Cabeça. Avaliação. Tratamento. Trauma Coluna Vertebral e Coluna Espinhal. Trauma Torácico. Trauma Abdominal. Trauma Musculoesquelético. Lesões Térmicas. Trauma Pediátrico. Trauma Geriátrico. Trauma Ambiental. Estudo de Caso Aplicado.
TRANSPORTE, TRANSFERÊNCIA E REMOÇÃO DE PACIENTES
Lei 7.498/86 e Decreto Regulamentador nº 94.406/87. Classificação das Ambulâncias para Atendimento Pré-Hospitalar de Urgência e Emergência. Transporte Aéreo. Transporte de Pacientes em Situações Especiais.
CUIDADO NO TRAUMA EM ÁREAS REMOTAS
Sistema de Serviço de Emergência em Áreas Remotas. Contexto de Serviço de Emergência em Áreas Remotas. Tomada de Decisões no Serviço de Emergência em Áreas Remotas. Princípios de Tactical Combat Casualty Care (TCCC) e Tactical Emergency Casualty Care (TECC). Algoritmo MARCH PAWS (‘M’ – Massive Bleeding (Sangramento maciço), ‘A’ - Airway Management (Gerenciamento das vias aéreas), ‘R’ - Respiration (Respiração), ‘C’ - Circulation (Circulação), ‘H’ – Head Injury/Hypothermia/Hypovolemia (Lesão na Cabeça/Hipotermia/ Hipovolemia; ‘P’ – Pain (Dor), ‘A’- Antibiotics (Antibióticos), ‘W’ -Wounds (Feridas), ‘S’ - Splints (Talas); Especificidades do Serviço de Emergência em Áreas Remotas.
FARMACOLOGIA E FARMACOTERAPIA NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Farmacocinética e Farmacodinâmica. Compatibilidade entre Fármacos. Controle da Escassez de Medicamentos. Padronização de Medicamentos e Materiais Essenciais Utilizados no Atendimento Pré-Hospitalar de Urgência e Emergência. Armazenamento e a conservação de qualidade dos produtos.
GERENCIAMENTO DE DESASTRES
Gerenciamento Abrangente de Emergências e Preparação Pessoal. Gerenciamento de Incidentes com Múltiplas Vítimas. Resposta Médica a Desastres. Resposta Psicológica a Desastres. Armadilhas Comuns da Resposta a Desastres. Protocolo de triagem START (Simple Triage And Rapid Treatment: Triagem Simples e Tratamento Rápido). Método CRAMP – Circulação, Respiração, Abdome, Movimento e Psiquismo. Triagem SALT (sorting, assessing, lifesaving, treatment, transport). Protocolo de Manchester.
*Organização Curricular sujeita a alterações.