Fundamentos e Teorias Psicanalíticas
Introdução aos fundamentos epistemológicos e históricos da psicanálise. Apresentação do movimento psicanalítico a partir do trabalho teórico/clínico concebido por Freud e seus principais colaboradores. As dissidências internas ao campo psicanalítico e seus desdobramentos teóricos. As principais escolas pós-freudianas, seus fundamentos e contraposições. Principais autores e publicações atuais.
Psicanálise da Infância e Adolescência
A evolução da compreensão da relação mãe-bebê na história da psicanálise. As perspectivas da abordagem dos psicanalistas freudianos. Estudos de princípios fundamentais em psicanálise com crianças. A angústia na relação mãe e bebê em Melanie Klein. A mãe suficiente boa em Winnicott. A fase autística e simbiótica de Margaret Mahler. A entrevista com os pais. A sexualidade e suas fases. A sexualidade infantil. Pulsão de vida e pulsão de morte. Complexo de Édipo. Mecanismos de defesa.
Relações entre Psicanálise e Educação
Abordagem de conceitos fundamentais da teoria psicanalítica, necessária à análise das relações entre a Psicanálise e as práticas pedagógicas, refletindo sobre a afetividade na educação, as relações transferenciais na sala de aula e o papel da escola, enquanto lugar de manifestação de sintomas. A criança, o desejo de saber e a psicanálise: a educação como filiação simbólica. A Modernidade e o Estatuto do Discurso (Psico) Pedagógico Hegemônico: a educação impossível. Para uma crítica das ilusões psicopedagógicas modernas: Dolto e Maud Mannoni. Do Impossível na Educação à reorientação da ética própria a todo ato educativo.
A prática educativa em contextos escolares e não escolares
A psicanálise como ferramenta importante de reflexão e prática docente em ambientes escolares e não escolares.
Sofrimentos psíquicos e psicopatologias
Estruturações e modos de funcionamento psíquicos em psicopatologia: dimensões teóricas e clínicas. Semiologia e Psicopatologia. Repercussões subjetivas da atualidade e diversidade de sofrimento psíquico. Estudos de casos clínicos. Ética e Psicopatologia.
Psicanálises e processos educacionais
Elementos de psicanálise para uma reflexão no campo educativo voltada à infância que propicie a consideração da criança como um sujeito do desejo.
Relações entre alunos e professores
Escritos e ideias de Freud sobre a educação. Dissidências e escolas psicanalíticas. Conceitos psicanalíticos e senso comum. As direções da Psicanálise aplicada à Educação: Anna Freud e Catharine Millot, Pfister e Zulliger. Enfoques teóricos psicanalíticos e suas aplicações à Educação: Jung, Adler, Psicanálise na escola – relações professor-aluno e instituição.
O inconsciente e o ato educativo
Implicações do campo da psicanálise para a prática educativa do cotidiano escolar.
Teorias da personalidade e sonhos
A teoria psicanalítica de Freud abordando seu desenvolvimento, os principais conceitos, a psicopatologia e o tratamento sob a perspectiva de uma teoria da personalidade. Método de interpretação dos sonhos em psicanálise. Processos de elaboração nos sonhos. Desejos, fantasias e pulsões.