Preencha os campos

Você tem os seguinte(s) contrato(s) para aceitar:

Aceitar Mais Tarde

Falta Pouco!

Verifique sua caixa de email. Você receberá um email com a senha. Confira o anti-spam.

Entendi
VerboEduca
VerboEduca
  • Sobre
  • Nossos cursos
  • Blog
  • Clube Educa
  • Contato
  • Área do Aluno
  • Área do Aluno
    • Meu Cadastro
    • Minhas Aulas
    • Biblioteca Virtual
    • Anotações
    • Matrículas
    • Sair

Área do Aluno

Esqueci minha senha

Recupere Sua Senha

Para recuperar a sua senha, basta preencher o seu e-mail no campo abaixo.

Recuperar Senha
Psicanálise, Educação e Teorias do Comportamento Humano 10 turismo_hotelaria_pos_graduacao_verbo_educacional.jpg Psicologia psicologia
11698
10107
Pós em
Psicanálise, Educação e Teorias do Comportamento Humano
360 horas/aula
MEC
100% EAD

Tem dúvidas?Nós contatamos você!

Possui um código de desconto? Clique aqui.

A Pós-Graduação em Psicanálise, Educação e Teorias do Comportamento Humano é voltada a especializar o profissional para atuar na educação, orientado pelos fundamentos da psicanálise, com um olhar mais humano e empático diante do sofrimento psíquico, podendo desenvolver estratégias de atuação que oportunizem lidar com o sujeito em sofrimento ou encaminhá-lo para atendimento especializado.

Este curso habilita o aluno a exercer suas atividades em instituições de ensino, orientado pelos fundamentos da psicanálise, realizando a escuta psicanalítica, desenvolvendo estratégias de atuação que oportunizem lidar com o sujeito em sofrimento ou encaminhá-lo para atendimento especializado.

source_desconhecida direct campaign_desconhecida

Objetivo

Visa capacitar o estudante a pensar no desenvolvimento do psiquismo humano e nos desdobramentos na vida dos sujeitos, também em âmbitos educacionais, aproximando a psicanálise da educação, propondo um percurso reflexivo e levando a compreensão dos conceitos-chave da psicanálise de forma teórica e aplicada, oportunizando a construção de um novo pensar.

Proporciona conhecimentos e técnicas atuais, propondo a compreensão dos conceitos-chave da psicanálise de forma teórica e aplicada voltada ao comportamento humano e também a educação, capacitando o aluno para gerar valor e impacto social.

Ao final do curso, o especialista será plenamente capaz de se destacar dos demais de forma crítica e transformadora no exercício de suas atividades.

Público

Profissionais com graduação de nível superior em qualquer área (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo) interessados no estudo do comportamento humano e educação.

Metodologia

O curso conta com:

  • Video-aulas disponíveis em plataforma exclusiva
  • Tutoria acadêmica para esclarecimentos de dúvidas
  • Materiais de estudo elaborado pelos professores
  • Biblioteca virtual
  • Atendimento personalizado

Professores

Esta especialização é ministrada por doutores e mestres com experiência no mercado e na docência de Pós Graduação Lato Sensu. Todos são profissionais que estão presentes no mercado de trabalho e em projetos de pesquisa para trazerem o que há de mais recente nas suas respectivas áreas de atuação.

São eles:

  • Juliana Figueiró Ramiro - Letras e Psicanálise, Doutora
  • Luisa Puricelli Pires - Psicanálise: Clínica e Cultura, Mestre
  • Gisleine Verlang Lourenço - Ciências Médicas, Doutora
  • Victória Maria Flores Paim - Terapia Cognitiva Comportamental, Especialista

*Entre outros. Nominata sujeita a alterações.

Matriz Curricular

FUNDAMENTOS E TEORIAS PSICANALÍTICAS
Introdução aos fundamentos epistemológicos e históricos da psicanálise. Apresentação do movimento psicanalítico a partir do trabalho teórico/clínico concebido por Freud e seus principais colaboradores. As dissidências internas ao campo psicanalítico e seus desdobramentos teóricos. As principais escolas pós-freudianas, seus fundamentos e contraposições. Principais autores e publicações atuais.

PSICANÁLISE, INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
A evolução da compreensão da relação mãe-bebê na história da psicanálise. As perspectivas da abordagem dos psicanalistas freudianos. Estudos de princípios fundamentais em psicanálise com crianças. A angústia na relação mãe e bebê em Melanie Klein. A mãe suficiente boa em Winnicott. A fase autística e simbiótica de Margaret Mahler. A entrevista com os pais. A sexualidade e suas fases. A sexualidade infantil. Pulsão de vida e pulsão de morte. Complexo de Édipo. Mecanismos de defesa.

PSICANÁLISE COM CRIANÇAS
Adaptações da técnica psicanalítica para trabalhar com crianças. Os desenhos, os jogos e as brincadeiras como instrumentos de análise na clínica psicanalítica com crianças. Estudos de casos clínicos. A entrevista com os pais.

RELAÇÕES ENTRE PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO
Abordagem de conceitos fundamentais da teoria psicanalítica, necessária à análise das relações entre a Psicanálise e as práticas pedagógicas, refletindo sobre a afetividade na educação, as relações transferenciais na sala de aula e o papel da escola, enquanto lugar de manifestação de sintomas. A criança, o desejo de saber e a psicanálise: a educação como filiação simbólica. A Modernidade e o Estatuto do Discurso (Psico) Pedagógico Hegemônico: a educação impossível. Para uma crítica das ilusões psicopedagógicas modernas: Dolto e Maud Mannoni. Do Impossível na Educação à reorientação da ética própria a todo ato educativo.

A PRÁTICA EDUCATIVA EM CONTEXTOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES
A psicanálise como ferramenta importante de reflexão e prática docente em ambientes escolares e não escolares.

SOFRIMENTOS PSÍQUICOS E PSICOPATOLOGIAS
Por que diagnosticar? O normal e o patológico. Psicopatologia ateórica. Funções psíquicas e suas disfunções. Avaliação das funções cognitivas e diagnóstico diferencial (temporalidade dos sintomas). Apresentação DSM 5tr. Transtorno depressivo, Transtorno bipolar, Transtorno de Ansiedade, TOC/TEPT, Transtornos Alimentares, Transtornos Disruptivos, Uso de substâncias, Transtorno do Neurodesenvolvimento e Neurocognitivos, Sono-Vigília, Disfunções Sexuais, Transtornos Somáticos, Transtornos dissociativos, Espectro da Esquizofrenia. Personalidade.

PSICANÁLISES E PROCESSOS EDUCACIONAIS
Elementos de psicanálise para uma reflexão no campo educativo voltada à infância que propicie a consideração da criança como um sujeito do desejo.

O INCONSCIENTE E O ATO EDUCATIVO
Implicações do campo da psicanálise para a prática educativa do cotidiano escolar. O sujeito do inconsciente

TEORIAS DA PERSONALIDADE E SONHOS
A teoria psicanalítica de Freud abordando seu desenvolvimento, os principais conceitos, a psicopatologia e o tratamento sob a perspectiva de uma teoria da personalidade. Método de interpretação dos sonhos em psicanálise. Processos de elaboração nos sonhos. Desejos, fantasias e pulsões.

DISCIPLINAS ADICIONADAS COM A REALIZAÇÃO DO TCC

Metodologia da Pesquisa
Linguagem, Tecnologias e Produção Textual
Diversidade, Cidadania e Direitos

*Organização Curricular sujeita a alterações.

A partir de R$188,00

Mensalidades a partir de R$ 188,00

Consulte regulamento da Pós em Dobro

Assine nossa Newsletter
Vamos conversar sobre sua Pós-Graduação?

Fale com a nossa equipe comercial pelo WhatsApp.

Verbo Educa
MATRICULE-SE AGORA
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
  • Blog
  • Perguntas Frequentes
  • Intensivos Online
  • Extensão
  • Pós-Graduações EAD
  • ENEM
  • Diretório
  • Apostilas
  • VerboTEC
  • APP Vade Mecum Interativo
  • APP QR-Book
  • APP Vistoria
PORTO ALEGRE/RS
Av. Ipiranga, 2899
(51) 3076-8686
SÃO PAULO/SP
Av. Paulista, 453 / 71
(11) 3266-2724
RIO DE JANEIRO/RJ
Rua da Assembléia, 10 / 3520
(21) 97647.1899

© 2025 Verbo Educacional. Todos os direitos reservados.