BASES TEÓRICAS E HISTÓRICAS DA TERAPIA DO ESQUEMA: TEORIA DO APEGO, NEUROCIÊNCIA AFETIVA E NEUROBIOLOGIA DOS ESQUEMAS
A história do apego no desenvolvimento da espécie humana. A Teoria do Apego de John Bolwby: os sistemas de apego, os tipos de apego e a relação com a Terapia do Esquema. Neurociência afetiva e neurobiologia dos esquemas. Terapia do Esquema enquanto abordagem integrativa: influências das abordagens cognitivas e comportamentais, rogerianas, psicodinâmicas e da Gestalt-Terapia.
MODELO TEÓRICO: DOMÍNIOS ESQUEMÁTICOS, ESQUEMAS INICIAIS DESADAPTATIVOS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO
O Modelo Teórico da TE. Origens e características dos EIDs. Domínios de esquemas. Processos esquemáticos e estilos de enfrentamento. Modos esquemáticos. Modelos empíricos atuais de organização de esquemas.
AVALIAÇÃO E CONCEITUALIZAÇÃO DE CASO NA TE
Conceitualização de caso na TE. Processo de avaliação. Avaliação de conceitualização de esquemas por imagens mentais. Avaliação de conceitualização de esquemas pela história de vida. Avaliação de conceitualização de esquemas através da relação terapêutica. Inventários de esquemas: Questionário de Esquemas de Young (YSQ), Inventário Parental de Young (YPI), Inventário de Modos Esquemáticos de Young-Atkinson (YAMI), Inventário de Evitação de Young-Rygh (YRAI), Inventário de Compensação de Young (YCI). Elaboração de plano de tratamento na TE.
REPARENTALIZAÇÃO LIMITADA E CONFRONTAÇÃO EMPÁTICA
A confrontação empática enquanto estratégia terapêutica na TE. A confrontação empática e a aliança terapêutica. A reparentalização limitada enquanto ferramenta terapêutica e estilo terapêutico. A reparentalização limitada e a relação terapêutica. A reparentalização limitada nas estratégias vivenciais e no trabalho com modos esquemáticos. Construindo habilidades de reparentalização limitada nas áreas alvo de Conexão, Esforços Equilibrados/Autocompaixão, Autonomia e Estrutura e Limites (que se relacionam com os domínios esquemáticos).
ESTRATÉGIAS VIVENCIAIS, COGNITIVAS E COMPORTAMENTAIS
As estratégias cognitivas na TE. As estratégias comportamentais na TE. As imagens mentais na avaliação e conceitualização de caso. As imagens mentais e o processamento emocional. Trabalho com cadeiras. Trabalho com modos esquemáticos.
A RELAÇÃO TERAPÊUTICA NA TE
A relação terapêutica enquanto alicerce da TE. A relação terapêutica durante a avaliação e conceitualização de caso. A relação terapêutica, a confrontação empática e a reparentalização limitada. A relação terapêutica e a mudança esquemática. Os esquemas e estilos de enfrentamento do terapeuta do esquema.
O TRABALHO COM MODOS ESQUEMÁTICOS
A concepção de modos esquemáticos no modelo teórico da TE. Avaliação e intervenção com modos esquemáticos na TE. Modos criança: modos de criança vulnerável, criança zangada, criança feliz. Modos pais internalizados: pais punitivos, pais demandantes. Modos de enfrentamento desadaptativos: modos de resignaçao, hipercompensação, evitação. Modo adulto saudável. Estratégias vivenciais no trabalho com modos esquemáticos.
A TE PARA TRANSTORNOS DA PERSONALIDADE: GRUPO A
O modelo da TE para os Transtornos da Personalidade do grupo A: Transtorno da Personalidade Paranoide, Esquizoide, Esquizotípica. Os modelos de modos esquemáticos no grupo A. Conceitualização de caso no grupo A. As principais estratégias terapêuticas da TE para o grupo A. Desenvolvimento do modo adulto saudável.
A TE PARA TRANSTORNOS DA PERSONALIDADE: GRUPO B
O modelo da TE para os Transtornos da Personalidade do grupo B: Transtorno da Personalidade Narcisista, Borderline, Antissocial e Histriônica. Os modelos de modos esquemáticos no grupo B. Conceitualização de caso no grupo B. As principais estratégias terapêuticas da TE para o grupo B. Desenvolvimento do modo adulto saudável.
A TE PARA TRANSTORNOS DA PERSONALIDADE: GRUPO C
O modelo da TE para os Transtornos da Personalidade do grupo C: Transtorno da Personalidade Evitativa, Dependente e Obsessivo-Compulsiva. Os modelos de modos esquemáticos no grupo C. Conceitualização de caso no grupo C. As principais estratégias terapêuticas da TE para o grupo C. Desenvolvimento do modo adulto saudável.
A TE PARA TRANSTORNO DE HUMOR E TRANSTORNO DEANSIEDADE
A TE e os Transtornos de Humor: Transtornos Depressivos e Transtorno Bipolar. A TE e os Transtornos de Ansiedade. A TE para casos refratários de humor e ansiedade. Avaliação de esquemas e conceitualização de caso em Transtornos de Humor e Ansiedade. Principais estratégias da TE para Transtornos de Humor e Ansiedade.
A TERAPIA DO ESQUEMA PARA CASAIS
O modelo da TE para a compreensão da dinâmica conjugal. Avaliação e intervenção na TE com casais. Química esquemática e o ciclo esquemático nos relacionamentos. Trabalho com modos esquemáticos na TE com casais.
A TERAPIA DO ESQUEMA COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E PAIS
Os estágios de desenvolvimento e as necessidades emocionais básicas. O desenvolvimento dos EIDs na infância e adolescência. A escola alemã de TE para crianças e adolescentes. Avaliação de EIDs e conceitualização de caso na infância e adolescência. Avaliação e intervenção com modos esquemáticos no trabalho com crianças, adolescentes e pais. Coaching de esquemas com pais. Prevenção e promoção de saúde através da TE com pais. Ferramentas clínicas.
A TE PARA TRANSTORNOS ALIMENTARES E TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO (TOC) O modelo da TE para os Transtornos Alimentares e para o TOC. O trabalho com modos nos Transtornos Alimentares e TOC. Avaliação de Esquemas Iniciais Desadaptativos e
conceitualização de caso nos Transtornos Alimentares e TOC. Estratégias específicas para modos e EIDs mais prevalentes nos Transtornos Alimentares e TOC.
TERAPIA DO ESQUEMA PARA TRANSTORNOS ADITIVOS E CASOS REFRATÁRIOS
O modelo da TE para os Transtornos Aditivos. O trabalho com modos nos Transtornos Aditivos. Avaliação de Esquemas Iniciais Desadaptativos e conceitualização de caso nos Transtornos Aditivos. Estratégias específicas para modos e EIDs mais prevalentes nos Aditivos. O trabalho da TE com casos refratários: avaliação, intervenção e trabalho com modos esquemáticos.
A TERAPIA DO ESQUEMA PARA GRUPOS
O modelo da TE para o atendimento em grupos. A TE em grupo enquanto a terceira fase de desenvolvimento da TE. O terapeuta e o co-terapeuta na TE em grupo. O grupo na TE. Estágios da terapia do esquema em grupo. Estratégias cognitivas, comportamentais e vivenciais na TE em grupo.
O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO TERAPEUTA DO ESQUEMA E SUPERVISÃO DE CASOS CLÍNICOS
A pessoa do terapeuta e suas habilidades e características pessoais. Habilidades técnicas do terapeuta do esquema. Trabalhando com os EIDs do terapeuta do esquema e como eles interagem com os EIDs dos pacientes. Os estilos de enfrentamento do terapeuta do esquema. A relação terapêutica. Supervisão e discussão de casos clínicos.
INTEGRANDO A TERAPIA DO ESQUEMA COM AS TERAPIAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS DE TERCEIRA ONDA
A TE e as Terapias Cognitivo-Comportamentais de Terceira Onda. Terapia Focada na Compaixão. Terapia Baseada em Mindfullness. Terapia de Aceitação e Compromisso. Terapia Comportamental Dialética. Integração da TE com as Terapias Contextuais.
DISCIPLINAS ADICIONADAS COM A REALIZAÇÃO DO TCC
Metodologia da Pesquisa
Linguagem, Tecnologias e Produção Textual
Diversidade, Cidadania e Direitos
*Organização Curricular sujeita a alterações.