GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES
Planejamento estratégico e operacional em saúde. Planejamento e desenvolvimento de atividades de formação e capacitação. Planejamento tático em saúde. Valores organizacionais e a gestão de pessoas. Funções da gestão de pessoas. Motivação e engajamento de colaboradores.
LOGÍSTICA E GESTÃO DE MATERIAIS HOSPITALARES
Redução de custos e desperdícios. Controle dos transportes, identificando desvios de cargas, roubos, furtos e extravios. Controle dos transportes, identificando desvios de cargas, roubos, furtos e extravios. Implementação da logística reversa, em casos de retorno de produtos não utilizados e lacrados devidamente.
POLÍTICAS PÚBLICAS APLICADAS À SAÚDE
O direito à saúde. Sistema Único de Saúde. Competência das políticas públicas.
EPIDEMIOLOGIA
Introdução à Epidemiologia. Determinantes sociais da saúde. Aplicabilidade da Epidemiologia. Variáveis envolvendo o estado de saúde e doença; fatores relacionados à doença. Sistema de Informação em Saúde para Gestão no SUS. Epidemiologia no Brasil e a Constituição do SUS. Epidemiologia, Prevenção das Doenças e Promoção da Saúde.
PROTEÇÃO DE DADOS APLICADA A GESTÃO HOSPITALAR
Cibersegurança. LGPD: aplicabilidade, benefícios e impactos na saúde. Compliance. Tratamento e violação de dados. Código de ética profissional x LGPD. Armazenamento de informações médicas.
BIOSSEGURANÇA
A Biossegurança e sua regulamentação no Brasil. Normas básicas de biossegurança: Higiene pessoal. Cuidados gerais. Lavagem das mãos. Uso de Antissépticos. Equipamentos de segurança: Equipamentos de proteção individual (EPI), equipamentos de proteção coletiva (EPC). Gestão de risco no ambiente de trabalho. Classificação dos agentes ambientais. Sinalização de segurança: sinalização de emergência. Uso de símbolos. Uso de mensagens. Uso de cores. Cores para os gases medicinais. Locais com sinalização especial.
HOTELARIA HOSPITALAR
Origem da atividade hoteleira. Evolução da estrutura hospitalar. Conceitos e princípios da hotelaria hospitalar. Estruturas da hotelaria hospitalar. Perfil e necessidades dos clientes da saúde. Humanização e hospitalidade no atendimento. Departamentos, cargos e serviços constituintes da hotelaria hospitalar. Sistemas de controle e avaliação dos serviços prestados pelos departamentos/setores constituintes da hotelaria hospitalar. Satisfação dos clientes.
GERENCIAMENTO DE RISCOS E SEGURANÇA DO PACIENTE
Qualidade e Segurança do Paciente em Serviços de Saúde. Cultura de Segurança em Serviço de Saúde. Gerenciamento de Risco. Mecanismos de Identificação de Pacientes Serviço de Saúde. Higiene das Mãos em Serviços de Saúde. Cirurgias Seguras Serviços de Saúde. Processamento de Produtos para Saúde. Prevenção de Lesão por Pressão. Mecanismos para Prevenção de Queda dos Pacientes. Erros de Medicação. Vigilância, notificação, monitoramento e investigação. Métodos Técnicas Ferramentas de Investigação Eventos Adversos. Principais Passos da Investigação de Eventos Adversos em Serviços de Saúde.
TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR
Conceitos básicos. Histórico da Gestão hospitalar. Atualidades sobre Tecnologias na Gestão Hospitalar. Importância das Tecnologias na Gestão Hospitalar. Gestão hospitalar; Business Process Management (BPM). Enterprise Content Management (ECM). Ferramentas digitais. Prontuário eletrônico do paciente (PEP). Gestão Eletrônica de Documentos (GED). Tecnologia humanizada. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Tendências de tecnologia na gestão hospitalar.
GESTÃO FINANCEIRA E DE CUSTOS
Gestão financeira: Conceito e objetivo. Gestão de pagamentos e recebimentos. Controles de Banco e caixa. Orçamentos e previsões. Credenciamento e negociação de contratos. Controle de gastos. Sustentabilidade financeira das instituições de saúde.
Gestão de custos: Classificação dos custos: diretos; indiretos; fixos; variáveis. Custeio por absorção, custeio variável e custeio baseado em atividades (ABC): vantagens, desvantagens e comparação. Custos hospitalares. Benefícios do sistema de gestão de custos para a organização hospitalar.
DIREITO À SAÚDE
Histórico das políticas de saúde no Brasil. Aspecto jurídico de saúde e profissão médica. Direito fundamental à saúde. Lei no8.090/90 e o Sistema Único de Saúde (SUS). Objetivos do SUS. Princípios e diretrizes do SUS. Lei no 8.142/90. Decreto no7.508/11. Comissões Intergestores: CIR; CIB; CIT. Da assistência à saúde. Norma operacional básica do SUS: NOB-SUS/96. Consolidação do SUS e pacto em defesa do SUS. Atenção básica. Terceirização dos serviços públicos em saúde.
FUNDAMENTOS DA AUDITORIA EM SAÚDE
Aspectos gerais e conceituais de auditoria em saúde. Conceitos de Auditoria. Tipos de Auditoria. Competências do Auditor. Pré-Auditoria e Auditoria Concorrente. Auditoria Retrospectiva e Consenso em Auditoria. Legislação Aplicada no Processo de Auditoria. Panorama de Saúde no Brasil. Sistemas de Saúde no Brasil – ANS (Agência Nacional de Saúde). Sistemas de Saúde no Brasil – SUS (Sistema Único de Saúde). Gestão de Riscos, Sinistros e Fraude. Sinistralidade x Rentabilidade – IDSS (Índice de Desempenho das Operadoras de Saúde). Saúde e Evidências Científicas. Princípios Legais em Saúde. Não conformidades: conceitos e seus tipos. Tratamento de Não Conformidade. Abertura, Fechamento e Eficácia de Não conformidades de Auditoria. Plano de Auditoria. Cronograma de Auditoria. Relatório de Auditoria. Reunião de Abertura/Fechamento de uma Auditoria. Controle de Registro. Controle de Documentos. Ação corretiva, Ação Preventiva, Plano de Ação.
AUDITORIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE
Auditoria de Custos em Saúde: autorização de procedimentos e controle de senhas. Gestão de custos. Credenciamento e negociação de contratos. Garantia de receita. Auditoria de contas: Pré-análise. Negociação e contra auditoria. Sinistro e prorrogação. Faturamento de contas médicas. Auditoria de paciente em atenção domiciliar. Auditoria para gestão: competências comportamentais e relacionamento interpessoal. Compliance. Saúde baseada em evidências e gestão de valor. Auditoria e regulação em OPME e DMI. Auditoria do SUS. Auditoria Hospitalar: Preventiva, operacional e analítica. Auditoria em operadoras de saúde. Auditoria e padrão TISS e LGPD. Auditoria na administração de procedimentos cirúrgicos. Divergências e recursos de glosas. Auditoria em consultas, exames e procedimentos em consultório. Auditoria em gasoterapia, banco de sangue e outros componentes da conta hospitalar. Auditoria em oncologia (quimioterapia).
ACREDITAÇÕES DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
Acreditações nas Organizações de Saúde. Conceitos e Definições de Acreditação. Objetivos, importância e benefícios da Acreditação. Principais Programas de Acreditação e suas Metodologias. Níveis de Acreditação. Processo de Acreditação. Estudos de casos
PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIA
Introdução à Prática Baseada em Evidências. Construção da Estratégia de Busca Bibliográfica. Avaliação Crítica da Literatura. Roteiro de Avaliação Crítica do Artigo Científico. Recomendações para a Prática.
DISCIPLINAS ADICIONADAS COM A REALIZAÇÃO DO TCC
METODOLOGIA DA PESQUISA
LINGUAGEM, TECNOLOGIAS E PRODUÇÃO TEXTUAL
DIVERSIDADE, CIDADANIA E DIREITOS
*Organização Curricular sujeita a alterações.