Historicidade com diferentes vertentes; Atuação psicopedagógica. O estudo da história da psicopedagogia com vistas a uma formação reflexiva e crítica, sobre a atuação do psicopedagogo em sua ação preventiva. Concepções que sustentam a Psicopedagogia. O processo de formação do profissional. O código de ética do psicopedagogo. Concepções de educação e teorias de desenvolvimento e aprendizagem em um processo histórico.
Três correntes epistemológicas da educação; Psicogênese dos conhecimentos; Função semiótica ou simbólica; O método clínico; Cognição e aprendizagem.
A epistemologia genética, influências da psicanálise, a neuropsicologia; Contribuições da psicanálise para avaliação e intervenção psicopedagógica; Fracasso escolar no enfoque psicanalítico.
Teorias que embasam a prática psicopedagógica no processo de ensino inclusivo, diferenciando sua aplicação no ensino convencional. Educação Especial e o processo de alfabetização; Abordagem didática da educação inclusiva em sua amplitude de propósitos e sua inserção no contexto do sistema educacional brasileiro. Possibilidades e trabalho com intervenções psicopedagógicas inclusivas; Documentos da educação especial; Educação especial no Brasil e no mundo.
A psicomotricidade e a psicolinguística; O que é psicomotricidade; Base da psicomotricidade; Relação transdisciplinar da psicomotricidade e psicopedagogia.
Processo criativo na psicopedagogia; Processos artísticos com diferentes ferramentas / materiais; Curiosidade e inovação no fazer artístico; Seis principais linguagens da Arte; Principais eixos artísticos.
Transtornos de Aprendizagem. O que são os transtornos específicos da aprendizagem. Causas. Tipos: Transtorno da Leitura (Dislexia), Transtorno da Expressão Escrita (Disgrafia e Disortografia), transtorno da matemática (discalculia). Descrição, Avaliação, Explicação e Tratamento. Dislexias (disfunções correlatas), agrupamento dos sintomas dislexiológicos. Neurociência, cognição e Distúrbios de Aprendizagem. A importância do diagnóstico multidisciplinar. Oficinas práticas e jogos envolvendo a intervenção nos diferentes transtornos.
O atendimento psicopedagógico; O método e a técnica na clínica psicopedagógica. A função terapêutica. Funcionalidades do atendimento psicopedagógico às crianças com dificuldades de aprendizagem. Intervenção psicopedagógica, conceitualização e prática. A intervenção psicopedagógica no contexto escolar e cultural. Os diferentes modelos de intervenção que coexistem no Brasil. Possibilidades e limites de intervenção psicopedagógica. Atendimento interdisciplinar às pessoas com diferentes tipos de habilidades.
O que é psicopedagogia institucional. Quais são os aspectos da psicopedagogia institucional no processo de aprendizagem? Quais são os campos de atuação? Psicopedagogo nas empresas. Psicopedagogo nas escolas. Psicopedagogo nos hospitais. Psicopedagogo no ensino superior. Avaliação, devolutiva e intervenção psicopedagógica institucional.
História e definições das dificuldades de aprendizagem. Teorias e modelos das dificuldades de aprendizagem. Classificação das dificuldades de aprendizagem. Estratégias educacionais para a superação das dificuldades de aprendizagem.
O que é psicopedagogia hospitalar? Qual a relação da psicopedagogia hospitalar e a psicopedagogia clínica? Quais as funções do psicopedagogo hospitalar? Como acontece a integração do pedagogo e psicopedagogo hospitalar? Quais os cuidados necessários do psicopedagogo hospitalar? Qual a relação da escola e o psicopedagogo hospitalar?
Articulação entre neurociência e educação. A evolução do cérebro humano. Anatomia e fisiologia humana. A constituição do sistema nervoso. Alterações neurológicas. Bases neurobiológicas da aprendizagem. O estudo do cérebro e as implicações no campo pedagógico e neuropsicopedagógico.
Surgimento da linguagem na criança; Hipóteses de escrita; Signos e símbolos; Decodificação da linguagem escrita e oral; Funções executivas voltadas para alfabetização.
Desenvolvimento do raciocínio; Assimilação de conhecimentos; Importância da leitura para o desenvolvimento do raciocínio. Aspectos cognitivos, afetivos e emocionais. Atividades lúdicas para o desenvolvimento do raciocínio.
Relações familiares e processos de aprendizagem; Princípios e valores; A história da Família; Noção do sujeito; O ciclo da família.
Desenvolvimento psicossocial; Visão do crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente e sua inserção na sociedade. Influência dos fatores determinantes sobre o crescimento físico, desenvolvimento cognitivo e emocional a curto, médio e longo prazo. Estudo dos métodos de avaliação do crescimento e desenvolvimento na infância e adolescência a nível individual e coletivo como eixo de atenção da criança. Perspectivas teórico-metodológicas do desenvolvimento e da aprendizagem humana. Relações entre psicologia, aprendizagem e desenvolvimento humano. As contribuições das principais teorias da aprendizagem contemporâneas para o processo educacional.
Língua Brasileira de Sinais; Processo de Aprendizagem em Crianças com Surdez.
Pensadores ligados à teoria da educação. Educadores do pensamento pedagógico. Conhecimento das teorias da educação. Conhecimento das abordagens dadas ao longo do tempo às questões relacionadas à escola. Articulação da escola com outras atividades sociais. Concepções de ensino e aprendizagem. Perspectivas teórico-metodológicas do desenvolvimento e da aprendizagem humana. Relações entre psicologia, aprendizagem e desenvolvimento humano; as contribuições das principais teorias da aprendizagem contemporâneas para o processo educacional.